Notas. A Chamada de Abraão
Gn
3.15 ESTA TE FERIRÁ A CABEÇA, E TU
LHE FERIRÁS O CALCANHAR. Este versículo contém a primeira promessa
implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da
raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito
espiritual entre a semente da mulher (i.e., o Senhor Jesus Cristo) e a semente
da serpente (i.e., Satanás e os seus seguidores; ver v.1 nota). Deus promete
aqui, que Cristo nasceria de uma mulher (cf. Is 7.14), e que Ele seria ferido ao
ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para
destruir completamente (i.e., ferir ) Satanás, o
pecado e a morte, para salvar a humanidade (Is 53.5; Mt 1.20-23; Jo 12.31; At
26.18; Rm 5.18,19; 16.20; 1 Jo 3.8; Ap 20.10).
Gn 18.19 ELE HÁ DE ORDENAR A SEUS FILHOS... PARA QUE GUARDEM O CAMINHO DO SENHOR. De vital importância na chamada de Abraão foi o propósito de Deus para que ele fosse um líder espiritual em casa e ensinasse a seus filhos o caminho do Senhor. Com a chamada de Abraão, Deus estabeleceu o pai como o responsável na família para ensinar os filhos para que guardem o caminho do SENHOR, para agirem com justiça e juízo (ver Dt 6.7 nota; ver o estudo PAIS E FILHOS)
Gl 3.14 A BÊNÇÃO DE ABRAÃO.
O conteúdo da promessa de Deus a Abraão (v. 8) é definido como a promessa do
Espírito pela fé (cf. Lc 24.49; At 1.4,5). Receber o Espírito é ter a justiça, a
vida e todas as bênçãos espirituais (ver 3.5 nota; 4.6 nota).
Gn 15.6 E CREU... E FOI-LHE IMPUTADO ISTO POR JUSTIÇA. Pela primeira vez nas Escrituras, a fé e a justiça são mencionadas juntas.
(1) No AT, a fé tinha um duplo aspecto: (a) confiança em ou dependência de , e (b) lealdade a ou fidelidade . O termo crer aqui, (hb. aman), significa perseverar confiando e crendo, evidenciando isso mediante uma fidelidade obediente. Era esse o tipo de fé que Abrão tinha. Era um homem dedicado a Deus, sempre confiante, obediente e submisso.
(2) Deus viu a fé sincera de Abrão expressa naquela atitude e lha imputou por justiça. O termo justiça significa estar num relacionamento correto com Deus e com sua vontade (6.9; Jó 12.14ss.). Além disso, Deus fez um concerto com Abrão, mediante o qual Deus tornou-se o seu escudo e galardão (v. 1), Abrão ia ter muitos descendentes (v. 5) e também a promessa da terra (v. 7; ver o estudo O CONCERTO DE DEUS COM ABRAÃO, ISAQUE E JACÓ).
(3) No novo
concerto, a bênção de Deus e o relacionamento certo com Ele também são
concedidos mediante a fé. Aqui está uma verdade fundamental no NT (Rm 4.3; Gl
3.6; Tg 2.23; ver o estudo FÉ E GRAÇA). Abrão é, pois, o pai de todos os que
creem (Rm 4.11)
Jo 3.36 AQUELE QUE NÃO CRÊ. A
palavra grega traduzida por "não crê" é apeitheo e significa "desobedecer" ou
"não se sujeitar a"; é contrastada com "aquele que crê" (gr. pisteuo) no começo
do versículo. Para João, incredulidade significa "não obedecer ao Filho". A fé e
a obediência são duas palavras cujas ideias são frequentemente intercambiáveis
(comparar Rm 1.8 com 16.19; 1 Ts 1.8; ver também Rm 15.18). O evangelho chega
até nós como uma dádiva gratuita (Rm 5.15,16; 6.23), mas uma vez aceito, não nos
deixa livres para fazermos aquilo que queremos. Ele requer que entremos no
caminho da salvação ordenado por Deus e que nos sujeitemos à justiça de Deus (Rm
10.3, ver 1.5 nota; ver o estudo FÉ E GRAÇA)
Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal.
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